terça-feira, 25 de outubro de 2011

Respeitar o tempo do ator

Muitos diretores pensam que gravar é só posicionar o ator e falar “gravando”, porém devemos entender que o ator é antes de tudo um ser humano e tem seus medos e manias. Ao fazer uma cena mais intima o diretor deve preservar o ator, respeitar seus limites. Deixar o clima agradável para que o ator diante da câmera , da luz, da equipe possa fazer seu trabalho, se sentindo bem. A pior coisa é um ator contracenando e pensando se a roupa esta curta demais, se o decote esta muito grande etc. como achar este limite? Depende do ator e a sua relação com ele. Acho que eticamente o diretor deve sempre dizer ao ator o que ele deseja fazer e ver se o ator concorda, se vai se sentir bem fazendo.

No nosso curta “Pra Si Mesmo” gravamos a cena da banheira com a Atriz Martha Grill que mais uma vez foi super profissional, preocupada com a cena. Gravamos na pousada Krolow  alem de muito bonita e colorida as pessoas que nos atenderam foram super educadas e prestativas, muito obrigado e parabéns pela hospitalidade.





 Depois mais a noite gravação da Casa da Daniela, que na verdade foi na casa da Carol, diretora de Arte. Mesmo tarde e corrido foi legal ver a equipe reunida, como já tinha gravado no sábado (projeto de extensão de videoclipe) e domingo tambén a tarde quando iniciei a gravação do curta estava muito cansado, mas a equipe me ajudou muito principalmente Maciel, Rogério, Arthur e Monique, sem falar na nossa diretora de Arte sempre atenta aos detalhes, valeu Carol.

Nestas cenas tivemos que mudar alguns planos para aproveitar o espaço. O diretor deve fazer a sua decupagem, mas deve aproveitar e mudar a decupagem caso seja necessário. Nosso amigo TECI estava com problemas de saúde e não pode gravar. Teremos que refazer esta cena depois, mas o que foi feito ficou muito legal! Este curta é um exemplo como a equipe abraçou o projeto e transformou ele em algo muito maior do que eu pensei.




 

Conversando com a atriz Martha sobre as ações de seu personagem. Como estamos realizando uma obra mais intimista a personagem dela não fala quase nada, mas interage com as pessoas com o olhar. O que foi difícil para direção achar o tom do personagem, mas com a ajuda  da atriz conseguimos achar este equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Violador"

No momento estamos ensaiando o roteiro do vídeo "Violador", para quem conhece o estilo da ERD Filmes já pode esperar um curta surreal e com um tom social. é uma comedia que apresenta no seu final um toque social. O vídeo pode ser usado por professores para debater um assunto meio polemico que é o estupro. Estamos tomando todo o cuidado para não parecer que estamos alheios a realidade brasileira sobre o assunto, pelo contrario. Temos consciência e queremos com este vídeo levantar um questionamento em nossos alunos e na sociedade sobre a questão. E claro que colocamos um tom de comedia para sair de nossa realidade.
Os atores escolhidos são Teci e Carolina Sanchi, são ótimos atores que conheci aqui em Pelotas e acho que é o inicio de uma boa parceria. Sao dois estilos completamente diferentes, Teci é o tipo de ator que tenta vivenciar o personagem, entender o seu modo de ser e coloca toda a sua sinergia para que isso aconteça. Já a Carolina é estudante de teatro da UFPel, alem de bonita inteligente e pensa no personagem e não em sua aparência, o que já é um ganho, pois muitas atrizes novas querem um papel para ficar linda e não para interpretar, já Carolina se preocupa com o que o personagem esta pensando e como ele agiria em cada momento. Em função dela tive que mudar o roteiro , duas falas, pois em cima da construção que ela fez, não daria certo aquela fala com o que ela criou da personagem. o que acho importante o diretor ter em mente que devemos auxiliar o ator na adaptação do texto para o real, a encenação.