Hoje eu queria falar do papel do diretor no set de filmagem. Claro que não há um padrão, mas estilos. Existem diretores que estão preocupados com o plano e se grudam no câmera para ficar de olho no vídeo. E há outros que estão preocupados com a interpretação,passando para a equipe de fotografia qual o enquadramento que ele quer, baseado na decupagem de planos, e então o diretor de fotografia e sua equipe “afinam” este quadro. Eu prefiro este grupo, que da mais atenção ao ator e a interpretação do que ao quadro. Sei que há controvérsias, mas são estilos, e na área humana, o certo e definitivo das áreas duras, vira estilo. Confio no meu câmera e diretor de fotografia, ele que tem que se preocupar com os detalhes da imagem, dentro do quadro que eu pedi. Assim eu fico mais tempo junto dos atores mostrando a eles que sua interpretação está boa, os olhares, modos, fala, tom. Tudo se casa dentro do todo imaginado.
O ator sabe que ele pode seguir vários caminhos na interpretação. O ensaio ajuda a decidir o caminho e no Set o diretor tem que mostrar ao ator que o que foi pensado esta sendo feito. O ator muda quando coloca a roupa, liga a luz e vê a câmera e a equipe. Quem não mudaria.
O meu ator é o canal que ira transmitir a informação do roteiro, e é ele que eu tento acalmar, deixar se sentir a vontade para poder criar. Em uma obra audiovisual, trabalhamos com o hemisfério direito, com a imaginação, o sonho. Dirigir não é algo lógico, concreto, é algo que não se mensura, mas se sente e se transmite.
Parabéns ao Teci e a Martha, bom humor e interpretação às 6.50 da manhã, mesmo com o horário de verão!!
A dança, sonho da atriz com a luz entrando em primeiro plano.
Martha sugerindo alguns movimentos para a dança. O diretor deve incentivar que o ator de ideia, pois assim estará estimulando o hemisfério direito do ator na interpretação.
conversar com os atores. mostrar que você como diretor não tem certeza, que ela só aparecerá com a interpretação deles.

Deixando a equipe de fotografia e câmera afinar a imagem dentro do plano pedido. Cinema é uma equipe e o diretor deve confiar na sua equipe.
Conversando com o Teci que iria dançar em volta da Martha. Cena ridícula, se olharmos pela lógica, mas sensível e linda se olharmos com o hemisfério direito. Se permita sonhar e dividir os seus sonhos com o público.