terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ensaio - Pra si Mesmo

Como comentei este curta tem muito pouco dialogo, assim a direção de atores é mais delicada, pois devemos conversar com o ator sobre o que desejamos passar e deixar para ele o como vai fazer isso.  não há espaços para criar subjetividades interpretando o texto, mas devemos ter em mente o que o espectador pode interpretar com o olhar e a junção deste com o plano que esta sendo realizado e como o fundo contribui ou não para isso. Assim a narrativa cinematográfica fica completa.
Conversei bastante com a Marta para ela entender o que eu desejava que o público sentisse,  apenas isso. Pode parecer que não estou dirigindo a atriz, mas pelo contrario estou respeitando o espaço para ela criar. A cada cena passei a ela qual era a impressão que eu queria que o público tivesse ao assistir. Qual a emoção que o espectador deveria ter. Vamos pensar assim:
  Meio  - Canal - Receptor
 Roteiro - Ator -  Espectador
Nesta teoria clássica de comunicação repare que estou invertendo a forma tradicional  que é
  Meio    - Canal     - Receptor
  Ator -    Cinema/ TV - Espectador
Colocamos o ator como meio, está simples modificação contribui para algo importante na direção de atores. Se eu sei o que deseja passar (roteiro/ decupagem / interpretação) o receptor vai entender  o que quero que ele entenda, pois o roteiro já está fechado,  só falta trabalharmos com o canal, o ator. E no nosso caso o ator sabe qual o nosso público alvo, ou seja o receptor.
Então uso das representações sociais (do espectador) que é o  receptor para poder decodificar.
Parece difícil? Não é não.
A direção de atores vai usar os signos que o receptor entenda para fazer a comunicação que deseja. Assim o canal ator tem liberdade de poder explorar todo o subtexto que o roteiro apresenta.  Desde que entenda o seu público alvo, no nosso caso jovens entre 18 e 30 anos. Claro que outras pessoas podem e devem entender, mas devemos sempre nos preocupar com o público alvo.




Marta pensando nas caras e bocas da personagem

Nossos produtores Arthur e Monique, alias muito competentes. Obrigado. 

Joao Vitor e Ana Julia,  como a personagem principal não fala os atores em volta tem que ser bons para dar o entendimento da cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Violador"

No momento estamos ensaiando o roteiro do vídeo "Violador", para quem conhece o estilo da ERD Filmes já pode esperar um curta surreal e com um tom social. é uma comedia que apresenta no seu final um toque social. O vídeo pode ser usado por professores para debater um assunto meio polemico que é o estupro. Estamos tomando todo o cuidado para não parecer que estamos alheios a realidade brasileira sobre o assunto, pelo contrario. Temos consciência e queremos com este vídeo levantar um questionamento em nossos alunos e na sociedade sobre a questão. E claro que colocamos um tom de comedia para sair de nossa realidade.
Os atores escolhidos são Teci e Carolina Sanchi, são ótimos atores que conheci aqui em Pelotas e acho que é o inicio de uma boa parceria. Sao dois estilos completamente diferentes, Teci é o tipo de ator que tenta vivenciar o personagem, entender o seu modo de ser e coloca toda a sua sinergia para que isso aconteça. Já a Carolina é estudante de teatro da UFPel, alem de bonita inteligente e pensa no personagem e não em sua aparência, o que já é um ganho, pois muitas atrizes novas querem um papel para ficar linda e não para interpretar, já Carolina se preocupa com o que o personagem esta pensando e como ele agiria em cada momento. Em função dela tive que mudar o roteiro , duas falas, pois em cima da construção que ela fez, não daria certo aquela fala com o que ela criou da personagem. o que acho importante o diretor ter em mente que devemos auxiliar o ator na adaptação do texto para o real, a encenação.