
Em alguns textos que vocês leram comentei que é melhor dirigir o ator com base na neurociência, ou seja, com a lógica do texto e fazê-lo sentir a personagem com o hemisfério direito.
Como se faz isso? Dialogando e sensibilizando.
No inicio do ensaio conversamos sobre o que queríamos do curta, o que desejamos que o espectador deve sentir ao ver o curta. Foi o inicio da sensibilização.

Na verdade o diretor entra na lógica apontando indícios da direção e da fala, mas o hemisfério direito é responsabilidade do ator, o diretor pode e deve contribuir. Hoje em nosso ensaio tentei sensibilizar as atrizes apresentando alguns vídeos e mostrando como é importante a criação da atmosfera do filme. Foi legal vê-las compenetradas sentindo os curtas com o hemisfério direito, tentando entender, sentir.

Depois conversamos sobre a importância do ator viver a cena, viver a personagem e não apenas falar. Pode parecer que não fizemos nada hoje, e realmente para o hemisfério esquerdo, lógico, não realizamos nada, mas para o Hemisfério direito, imaginação, criatividade, realizamos um trabalho de sensibilização que resultará em uma personagem que vive a cena em vez de simplesmente falar. .
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"Violador"
No momento estamos ensaiando o roteiro do vídeo "Violador", para quem conhece o estilo da ERD Filmes já pode esperar um curta surreal e com um tom social. é uma comedia que apresenta no seu final um toque social. O vídeo pode ser usado por professores para debater um assunto meio polemico que é o estupro. Estamos tomando todo o cuidado para não parecer que estamos alheios a realidade brasileira sobre o assunto, pelo contrario. Temos consciência e queremos com este vídeo levantar um questionamento em nossos alunos e na sociedade sobre a questão. E claro que colocamos um tom de comedia para sair de nossa realidade.
Os atores escolhidos são Teci e Carolina Sanchi, são ótimos atores que conheci aqui em Pelotas e acho que é o inicio de uma boa parceria. Sao dois estilos completamente diferentes, Teci é o tipo de ator que tenta vivenciar o personagem, entender o seu modo de ser e coloca toda a sua sinergia para que isso aconteça. Já a Carolina é estudante de teatro da UFPel, alem de bonita inteligente e pensa no personagem e não em sua aparência, o que já é um ganho, pois muitas atrizes novas querem um papel para ficar linda e não para interpretar, já Carolina se preocupa com o que o personagem esta pensando e como ele agiria em cada momento. Em função dela tive que mudar o roteiro , duas falas, pois em cima da construção que ela fez, não daria certo aquela fala com o que ela criou da personagem. o que acho importante o diretor ter em mente que devemos auxiliar o ator na adaptação do texto para o real, a encenação.